• junio 2011
    L M X J V S D
    « May   Jul »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930  
  • Categorías

  • Archivos

  • Lar São Jerónimo

    Lar São Jerónimo

  • Síguenos en:

OLHA. JÁ ESTAMOS COM O SEGUNDO

Español

Italiano

Quase de surpresa chegou o segundo grupo de cursos do Centro de Formação Profissional Emiliani de Beira.

P. Pedro (Director do CFPE) e Dona Agnes (Essor)

Desta vez assinamos um acordo com uma associação-ONG, Essor, que está a trabalhar em Moçambique, ainda que, segundo as nossas informações, a sua origem é francesa; os destinatários são pessoas vulneráveis, entre as várias acções que desenvolvem está a formação profissional de jovens. Quando ouviram falar de nós e o nosso estilo de trabalho eles ficaram curiosos em nos conhecer e vieram ter conosco para ver se podíamos colaborar juntos no mesmo fim. Assim que vamos unir os nossos esforços em dois de seus projectos: um, denominado “Ligação”, que acolhe jovens da periferia da Beira, incluindo localidades vizinhas, como Dondo, e o outro, denominado “Upa”, centrado mais na juventude da cidade.

Alunos dos novos cursos

Além dos conhecimentos teóricos e práticos, como aconteceu com os alunos do primeiro grupo, vão-se oferecer noções de empreendedorismo ou gestão de pequenos negócios, e de moral, disciplinas muito valorizadas.

O acto de abertura foi no dia 20 de Junho. O secretário do Centro actuou como moderador, dando a palavra a Padre Pedro, depois de ter-se apresentado todos os monitores (ou docentes) dos cursos, a equipa directiva e os responsáveis da Essor, salientou a seriedade que há de ter a formação acolhendo qualquer âmbito que possa ajudar à pessoa (tanto elementos tradicionais como modernos); depois Dona Agnes, em nome de ESSOR, explicou brevemente a finalidade e elementos dos projectos, dando-se tempo para questões mais práticas, como horários e aclaração de dúvidas; encerrou-se a cerimónia com umas palavras de encorajamento e um convite aos alunos para visitar as instalações do Centro acompanhados pelo Director Pedagógico.

Dona Agnes e o Equipo Diretivo do CFPE, alem alguns professores

Os novos cursos oferecidos são: culinária (ou cozinheiro/a) e cabeleireiro e beleza; e voltam os do primeiro grupo, incluíndo reparação de computador no período da tarde.

Representantes de Essor com Equipa de Gestão e Professores do CFPE

Não podemos olvidar de salientar o último campo aberto: o Centro Diurno, no que estamos a oferecer o almoço a 60 crianças desde o mês de Abril (podemos ver mais informações na página Web da ONG Emiliani). Informamos de vez que houve alguma mudança também no próprio Lar de crianças: entraram quatro novas meninas, a mais nova com 6 anos de idade e a mais velha com 10.

Novos alunos visitam as instalações do CFPE

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: