• enero 2012
    L M X J V S D
    « Sep   Feb »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • Categorías

  • Archivos

  • Lar São Jerónimo

    Lar São Jerónimo

  • Síguenos en:

De 2011 ao 2012

Español

Français

Français

De 2011 ao 2012

Faz já alguns meses que não colocamos novas notícias na web. Poder-se-ia pensar que já se tinha fechado esta pequena janela pela qual nos abrimos ao mundo virtual. Mas não. Continua aberta e temos muitas novidades que contar, pelo que possivelmente fique um tanto desajeitado e com muito por contar.

A primeira novidade é que está connosco desde há vários meses o P. Juan Manuel Monzón, um dos primeiros somascos que, em conjunto com P. Jesús V. Varela, começou o trabalho dos religiosos somascos em África, concretamente em Moçambique, na então chamada Missão de Stº António de Barada. Ainda é possível encontrar na web algo daqueles tempos em http:// www.somascos.org/mozambique/ .

P. Juan Manuel com pessoal do CFPE. Foto CFPE

Coincidindo com a sua chegada celebramos a nossa padroeira: Maria, Mãe dos Órfãos e o início do Ano Jubilar Somasco, com o lema “Quebraste as minhas correntes”, que recorda a liberação do nosso fundador, S. Jerónimo Emiliani, há 500 anos.

Alguns momentos da missa. Foto Lar São Jerónimo.

Alguns momentos da missa. Foto Lar São Jerónimo.

E, falando da obra, temos de tudo um pouco:

Do Centro de Formação Profissional: comentar que já está em funcionamento o terceiro grupo; com o ano terminou a parte escolar,e dentro de poucas semanas começa a parte prática nas empresas da zona.

No fim da féria de auto-emprego. Foto CFPE.

No fim da féria de auto-emprego. Foto CFPE.

No dia 19 de novembro, dois meses depois de ter participado na feira para fomentar o autoemprego, celebrou-se a conclusão do curso do segundo grupo, do qual falamos no mês de julho, com os tradicionais discursos, atividades lúdicas (desta vez, os alunos prepararam um pequeno teatro no qual imitavam alguns docentes e a equipa diretiva do Centro, entre os quais não podia faltar o director, P. Pedro), entrega de diplomas…

Práticas no CFPE. Foto Lar São Jerónimo.

Práticas no CFPE. Foto Lar São Jerónimo.

E agora já está preparado o quarto grupo, que será o primeiro do nosso segundo ano de formação profissional. As aulas iniciarão no princípio do mês de Fevereiro com alguns cursos novos.

Graduação e aulas dos cursos de culinária. Foto Lar São Jerónimo.

Graduação e aulas dos cursos de culinária. Foto Lar São Jerónimo.

Do Centro Diurno: foi uma experiência muito positiva, e estamos a organizar mais atividades no próximo ano lectivo. Agora estamos a preparar uma sala que servirá de refeitório e deixar a sala polivalente, que também era utilizada aos domingos e “festas de guarda” (como se costumava dizer) para a Missa.

No Lar, também nas férias, tivemos visitas, entre outros de um grupo de estudantes e professores da Faculdade de Assistentes Sociais da Universidade Católica de Moçambique (UCM).

Xogos na visita dos alunos da UCM. Foto Lar São Jerónimo.

Xogos na visita dos alunos da UCM. Foto Lar São Jerónimo.

Já no presente ano tivemos algumas novas incorporações de crianças, esperando-se receber mais; e também já houve algumas reintegrações familiares.

Nestes dias estamos a começar o ano lectivo, no dia 16 de Janeiro começaram os primeiros, outros na segunda-feira seguinte,outros… ainda mais à frente.

Há gente que nos pergunta: como se vive o Natal em Moçambique?

Geralmente com muito calor.

Para os que gostam de geografia, nem faz falta dizer que Moçambique está no hemisfério Sul e que, por isso, o clima, além de ser tropical (Beira está ao norte do Trópico de Capricórnio e a capital, Maputo, ao sul desse paralelo), é justamente o oposto ao Norte, assim podemos dizer que o Natal é celebradoem pleno Verão, coincidindo com as férias escolares, que este ano terminaram oficialmente para a Educação Geral no dia 15 de Janeiro.

O nosso presépio na capela. Foto Lar São Jerónimo.

O nosso presépio na capela. Foto Lar São Jerónimo.

È costume na Missa de Natal realizar diversas celebrações especiais, entre elas o batismo de crianças e, por vezes, casamentos. Ainda que não esteja considerada uma festa religiosa neste país, é um dia festivo, é o “Dia da família”, e assim juntam-se motivos para a reunião das famílias.

Aqui também tivemos batismos, nove: alguns de bebés e outros de crianças pequenas. Um mês antes, no dia 20 de Novembro, com o final do ano lectivo, batizou-se um grande grupo de adolescentes e jovens. Para os adultos a celebração batismal foi na Vigília Pascal.

Organizando o almoço. Foto "Projeto Caridade"

Organizando o almoço. Foto "Projeto Caridade"

Também este ano, organizado pela Polícia de Menores, tivemos a festa do dia 28 de Dezembro no nosso centro, respeitando o compromisso que fizemos no ano passado de institucionalizar esta festa nesta data, aquela que é para os Religiosos Somascos o dia Mundial da Defesa da Infância Maltratada. O salão foi enfeitado para tal evento. Concursos, atividades, bailes, atuações organizadas pelo grupo “Projeto Caridade”, da paróquia de Macuti, que nos tem visitado e organizado atividades com as crianças em diversas ocasiões. O dia ficou completo com a apresentação e discursos de autoridades, presentes e comida.

Dançando na festa do 28 de dezembro. Foto "Projeto Caridade"

Dançando na festa do 28 de dezembro. Foto "Projeto Caridade"

Com a mente no novo ano lectivo e novos projetos deixamos-vos desejando-vos o melhor para este ano 2012, agradecendo tantas colaborações e apoios que nos chegam e fazem possível que esta obra continue em frente.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: