E A FAMÍLIA CONTINUA A AUMENTAR

En español

En español

In italiano

In italiano

En français

En français

In English

In English

No mês de abril, falamos de um grande número de novas crianças que foram admitidas no nosso “Lar”. Depois dessa “onda” inicial foram chegando outros, o último dos quais, exatamente no dia em que finalizava o mês de maio, com a festa da Santíssima Trindade: é o terceiro dos irmãos que residem no Lar, o anterior chegou um mês antes. No dia seguinte,1 de junho, celebrava-se o Dia Internacional da Criança, passando a residir três grupos de crianças de três irmãos que residem aqui.

Fedinho y Samito

Poucos minutos depois de chegar

Quando parecia que já estava tudo a acalmar, no dia 30 de setembro chegou, sem avisar, mais uma criança, numa tal situação de desamparo que a Policia o levou para o nosso Centro, sem outros documentos que uma carta explicando brevemente a situação e os motivos que justificavam tal admissão, sem mais malas que um saco com umas bolachas, vestido apenas com a roupa que tinha no corpo, praticamente toda oferecida pelos serviços sociais da Polícia da Família. Que seja bem-vindo, esperando que esteja bem connosco enquanto se clarifica a sua a situação familiar e que se veja se existe uma situação melhor.

No domingo anterior, 27 de setembro, dia em que celebramos a nossa padroeira, a Virgem Maria, com o título de Mãe dos Órfãos, tivemos uma surpresa: a vaca leiteira pariu, depois de meses e meses de espera, ouvindo dizer que estava prenhe ou como dizem aqui, que estava, “cheia” e até já nem sabíamos de que é que estava cheia. Não é “filho da lua”, como a música do já extinto grupo musical espanhol Mecano, mas sim o filho da “Cometa” (Lua era o nome que se deu à outra vaca leiteira).

A vaca “Cometa” com o seu filho  “Treviso”

A vaca “Cometa” com o seu filho “Treviso”

O nome do bezerro é Treviso nome de uma cidade italiana na qual o nosso padroeiro, São Jerónimo Emiliani, no mesmo dia, mas 504 anos antes, manifestava a sua gratidão a Nossa Senhora por ter conseguido escapar da prisão onde se encontrava.

Nesse domingo, também festa grande na paróquia, e coincidindo com a nossa padroeira, 16 miúdos receberam o Bautismo, junto com outros e também a Primeira Comunhão. Parabéns a todos e àqueles que os prepararam e agradecimentos a todos os que que ajudaram a que fosse uma cerimónia tão festiva, participada e organizada.

No domingo anterior, as celebrações também não foram menores, em honra de São. Pedro Claver,

Missa solene de São Pedro Claver

Missa solene de São Pedro Claver

patrono da nossa paróquia, um jesuíta espanhol que em 1610, ainda noviço, foi à Colômbia, onde quis ser “sempre o servo dos negros” (aethiopum semper servus). Tivemos uma visita do novo pároco, que pouco tempo antes tinha tomado posse desta paróquia. Celebração com Missa solene, comida e atuações, incluindo dança, no qual participou com arte o nosso novo Pároco.

Vê-se claramente que as festividades também estimulam o gado porque na noite de 4 de outubro, Paz, a nova bezerra da vaca Deolinda via a luz, ainda que fosse do luar.

Mãe e filha

Mãe e filha

O nome foi escolhido em comemoração do Tratado de Paz assinado em Roma, no mesmo dia em 1992, e que deu origem ao final da guerra civil em Moçambique. Continua a ser um feriado em todo o país.

Entrenamiento

Treinamento de futebol com o treinador

Outra inovação dos últimos meses é a “escola de futebol”, que, embora sem reconhecimento oficial, está a tornar-se realidade no nosso centro. Destinados tanto a miúdos do Lar como das redondezas, está a cargo de um jovem da área, ajudado por alguns miúdos mais crescidos do Lar e treina todos aqueles que se queiram aproximar, treino que é carregado com uma boa quantidade de exercícios físicos: salto, corrida, abdominal… terminando com o que a maioria gosta, o  “grande jogo”, jogo de futebol em grande. Têm de jogar em turnos, porque o número de alunos não se pode enquadrar apenas em duas equipas.

Com o trabalho desportivo também está a aumentar o trabalho individual e intelectual. Vendo que já se está a aproximar o final do ano letivo e para bem preparar o final de ciclo, foi criado um novo grupo para todos aqueles que, além do estudo pessoal e reforço educacional durante o dia, querem “algo mais”; assim é oferecido um reforço principalmente para cadeiras fundamentais: matemática, Português…

Apoyo escolar de portugués

Apoio escolar de português

Está a ter um grande sucesso, apesar de se realizar em tempo de descanso ou de televisão parabéns ao nosso novo universitário Waite e ao nosso seminarista Abel. Ganhar na luta contra a televisão não é uma tarefa fácil, mas estão a consegui-lo dia-a-dia.

Waite e Abel numa das suas aulas de explicação

Waite e Abel numa das suas aulas de explicação

Ainda temos mais… Mas fica para outra publicação a seguir. Como pista deixamos um acrónimo: N.M.G.

Até a próxima.

Anuncios

4 comentarios

  1. […] ET LA FAMILLE CONTINUE DE CROITRE E A FAMÍLIA CONTINUA A AUMENTAR […]

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: